Por que firmamos Guias e Orixás?
- Pai Daniel

- 17 de jan. de 2022
- 2 min de leitura

A Umbanda oferece a todos Liberdade. Quer que seus filhos sejam livres, pois entende que a liberdade é cura para os males da alma.
Muitas pessoas me perguntam o motivo de firmar um Guia ou um Orixá. Por que firmar Caboclos, Anjo da Guarda, Preta Velha...?
Essa foi a pergunta que mais respondi no ano de 2021.
O uso de vela e de outros elementos na Umbanda muita gente sabe, mas agora quero falar do principal motivo pelo qual firmamos a Força dos Guias e Orixás em nós. E o principal motivo é a LIBERDADE.
A Umbanda não quer que seus filhos sejam manipulados ou formatados por algo. A Umbanda quer que seus filhos sejam LIVRES. Ninguém pode manipular ou moldar você, nem sacerdotes, nem pastores, nem sistemas, nada nem ninguém - somos livres!
Ser livre é pertencer a si mesmo! Ser livre é ser você, ser dono das suas escolhas, ser dono dos seus gostos. Ser quem você realmente é.
Essa liberdade faz com que nossa luz brilhe ainda mais. Todos nós temos uma luz linda. Muitas vezes deixamos ela ficar miudinha porque nos deixamos de lado, nos abandonamos ou nos sabotamos.
A Umbanda vem propor que você deixe essa sua luz crescer, iluminando tudo a sua volta.
Por isso, firmamos os Guias e Orixás (cada um firma da forma como aprendeu, com uso de elementos, meditações, rezas, cânticos... liberdade aqui, viu?).
Quando firmamos as entidades, elas irão agir de dentro para fora, iluminando nosso ser. Nos mostrando quem somos e a beleza que existe em nós.
Quando firmo Oxalá, ele me ajuda nas questões espirituais, mas me ajuda a partir de mim, daquilo que sou e não irá me forçar a ser algo que não sou.
Quando firmo Oxum, ela irá me ajudar nas questões do amor, sem que eu perca a minha essência, sem que eu mude meu jeito.
Quando firmo Xangô, este Orixá irá atuar em mim, me trazendo discernimento onde há desequilíbrio, obviamente, sem mudar quem sou, nem me forçar a agir de alguma forma que vá contra a minha essência.
Quando firmo Cosme e Damião, aprendo sobre minha criança interior, sem manipulações, sem me forçar a nada.
Quando firmo Exu, aprendo a ser correto na vida, a ter vitalidade, trazer vida onde algo morre, mas isso acontece respeitando quem sou, sem que eu seja obrigado a ser algo que não quero.
Quando firmo Pombagira, dentro de mim, aprendo sobre onde estou desestimulado, onde preciso colocar amor e paixão, novamente, respeitando quem sou, minha essência.
Desta forma existe evolução espiritual e não manipulação!!!
Perceberam que tudo isso é conhecimento? Eu me conheço! Eu pertenço a mim! A partir disto, somos nós quem decidimos os melhores caminhos para viver - caminhos de felicidade, de amor, de respeito, de colaboração... Assim que contruímos a vida e por isso que firmamos as entidades.
Aqui nasce um relacionamento saudável com a espiritualidade.
Um relacionamento com respeito, onde ninguém enfiará nada de goela a baixo.
Umbanda não é manipulação, Umbanda é liberdade!
Seja livre!
Ilumine-se!





Comentários